A nossa mente pode nos ajudar a ter uma vida saudável?

By | March 27, 2019

Hoje em dia é muito comum ouvirmos que para ter uma vida mais longa é necessário que nossos hábitos sejam saudáveis, o que não é nenhuma mentira, porém não podemos nos limitar apenas aos hábitos físicos e esquecermos do mental.

Como a nossa mente pode influenciar o nosso corpo?

Mesmo que os estudos do abstrato tenha aumentado, pouca gente ainda acredita que uma mente saudável possa ter influência direta no corpo, fazendo com que tratem determinadas doenças como físicas, quando elas são mentais. O efeito placebo é um exemplo claro de como a mente tem o poder de curar, por isso decidimos mostrar 3 alterações físicas que podem ser causadas pela mente:

1- Bloqueio da dor

Acredite ou não, tem pessoas que conseguem controlar a dor através da mente, como é o caso de Jack Schwarz, que infelizmente sofreu torturas nos campos de concentrações nazistas. Ele conseguiu desenvolver um tipo de meditação que fazia com que ele não sentisse tanta dor durante as torturas que passou. Vários pesquisadores ficaram sabendo da sua história e comprovaram através de estudos, que realmente ele conseguia controlar a sua dor.

2- Meditação

A meditação é mundialmente conhecida e seus benefícios comuns já são bastante conhecidos, como a diminuição do estresse, a melhora da produtividade, dentre outros. O que pouca gente sabe é que foi realizado u estudo, e descobriram que ela também tem o poder de aumentar o nosso sistema imunológico, que é responsável por proteger nosso organismo de agentes estranhos, nos prevenindo e nos curando de diversas doenças.

3- Doenças psicossomáticas

Não sei se você já passou por esta situação. mas pode pesquisar que você encontrará alguém próximo que tenha passado: A pessoa sente uma dor, ou desconforto, e vai direto ao médico para que ele possa avaliar o seu problema. O médico, para seguir os procedimentos, pede que o paciente faça vários exames para que possa identificar o problema, porém, para a surpresa de todos, os exames estão todos normais e o paciente não apresenta nenhum problema. Então de onde vem a causa do problema? Isso mesmo, da mente, que são causadas, muitas vezes, por causas emocionais. O melhor a fazer é procurar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar o seu caso.

Quais atividades podem ajudar a nossa saúde mental?

Vamos conhecer algumas atividades que vão auxiliar o seu processo de cura mental, além de melhorar também o seu físico.

Reiki

Reiki, para quem não conhece, é uma energia que tem o poder curativo e pode curar mentalmente, emocionalmente e fisicamente. O Reiki foi descoberto por Mikao Usui, no Japão, há mais de um século, e vem ajudando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Yoga

É bastante complicado resumir em poucas palavras o que é YOGA, porém uma maneira fácil de explicar é que esta prática é uma filosofia que tem o poder de reconhecer que a mente, o corpo e o espírito agem em perfeita harmonia. Os principais benéficios da Yoga gira em torno de diminuição da ansiedade até a melhora nos relacionamentos pessoas, sem contar no poder de autoconhecimento. Pratique

Pilates

Apesar desta prática ser bastante conhecida por proporcionar elasticidade e flexibilidade, o que ninguém imagina é que além destes benefícios físicos, o pilates, tem o poder também de acalmar a mente através dos alongamentos que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim as tensões. Com a eliminação das tensões, vários pontos que estavam te impedindo de realizar algumas atividades.

Após ler todas estas dicas, você acha que vale a pena investir na saúde mental? Deixe seu comentário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *