Como encontrar um bom profissional de saúde?

By | August 8, 2019

A busca por um profissional de saúde qualificado, nem sempre foi tarefa fácil, porém com o avanço da tecnologia as coisas ficaram um pouco mais fáceis. Hoje em dia, podemos navegar na internet e encontrar diversos setores da saúde repletos de profissionais dispostos a nos atender, porém, todo cuidado é pouco.

O que devemos avaliar na busca pelo profissional?

Antes de mais nada, você precisa ter o conhecimento sobre as especialidades de cada profissional e entender qual melhor irá tratar o seu problema. Dentro da área da saúde, existem diversos setores, e em cada um existem ramificações, que irão tratar cada caso da maneira correta. Que tal conhecer alguns profissionais e entender como eles atuam?

Fisioterapeuta

É o profissional responsável por avaliar pacientes que sofreram lesões, tomando as providências a partir do diagnóstico, através de meios físicos. O conselho que toma conta destes profissionais é o “COFFITO” , então antes de escolher um profissional, verifique se ele realmente está cadastrado no órgão.

Nutricionista

Ele é responsável pelo estudo dos alimentos para elaborar planos alimentares aos seus pacientes. Ele não receita remédios, porém pode criar dietas que estarão de acordo com o seu metabolismo, e podem trabalhar em diversos setores , como: Nutrição Clínica, Nutrição coletiva, esportiva e até em pesquisa científica. A sigla do órgão que cuida destes profissionais é o CRN, então é importante verificar se o profissional é cadastrado. Geralmente muitos colocam a identificação em currículos online e também nos cartões de visita.

Médico

Apesar de ser o mais conhecido dos profissionais da saúde, dentro da medicina existem diversas especialidades, então quando sentir algo em qualquer parte do corpo, saiba que existe um médico especializado pronto para curar a sua dor. As principais especialidades são: Pediatria, Ortopedia, Psiquiatria e Cardiologia. O conselho federal de medicina, e conselho regional de medicina são os órgãos responsáveis pelo controle destes profissionais, então já sabe, pesquise muito antes de escolher um.

Dentista

Este profissional, também bastante conhecido, é o responsável por cuidar da saúde da boca e dos dentes. Ele irá analisar e corrigir qualquer problema que esta ocorrendo dentro da sua boca. Apesar de muita gente pensar que não, a odontologia existe diversas especializações, onde o profissional poderá atuar em uma área específica. Faça um estudo do seu problema, e procure um profissional especializado para sanar o seu problema.

Psicólogo

Responsável por estudar os transtornos e aspectos da mente humana através de terapia. Ele irá te ajudar a encontrar caminhos para que sua caminhada se torne mais fácil. Durante a faculdade, este profissional aprende diversas abordagens que irão te auxiliar no mercado de trabalho. É um profissional de bastante valor, pois a mente tem um poder enorme sobre o corpo.

A lista não para por aqui

A lista iria ficar gigantesca se colocássemos todos os profissionais existentes, porém, espero que você possa entender a essência da busca de um profissional ideal para você. Lembre-se sempre que a internet está abarrotada de pessoas que não estão pensando no seu bem-estar, saiba usar o filtro e proteja a sua saúde.